a caiação

 

Início da caiação em paredes novas, vendo-se o reboco, a 1ª demão molhada e depois seca

 

Para a caiação utiliza-se o leite de cal que deve ser uma mistura fluída e que passarei a chamar apenas por cal.

Os melhores instrumentos para caiar são os vassouros, brochas ou trinchas. Têm que ser macios e ter uma grande densidade e pelo, pois a caiação tem que ser feita com cal fluída.

Nas primeiras demão a cal deve ser mais líquida.

A concentação também depende do tipo de substrato que se vai caiar, não havendo por isso concentrações rigorosas.

O que é importante é que a parede absorva fácilmente a cal, que ela penetre em todos os buraquinhos e que se espalhe com facilidade.

Para isso é necessário passar o vassouro várias vezes no mesmo sítio e terminar sempre as pinceladas ou na vertical ou na horizontal.

cal a secar permitindo ver à transparência

 

 A cal líquida ao ser aplicada torna a parede translúcida. A parede fica com aspecto molhado e transparente.  É então necessário saber ver no transparente para se perceber o que já está caiado e

não está. Nesta fase é possível ver  à transparência  a composição das paredes, se há argamassas diferentes, remendos, outras cores, e de branco…. não se vê nada!

A partir daqui começa a 1ª fase “mágica”, o processo de secagem, até a parede aparecer branca.

Isto pode durar de 1 hora até mais de 24 horas, dependendo da temperatura,  da exposição ao sol e mais que tudo da existência  de humidade na parede ou  de salitre.

Depois de seca, quando a cal já ficou branca, pode dar-se outra demão.

O número demãos depende do estado da parede, de esta já ter sido caiada ou não, da qualidade do reboco e do aspecto final que se pretente obter.

Nota – a cal seca a pele podendo com o tempo provocar feridas é por isso necessário utilizar luvas e deve usar-se também óculos de protecção.

página seguinte

0 Respostas to “– caiação”



  1. Deixe um Comentário

Deixe um comentário